Por Ana Mônica Jaremenko*
A PEC 37/2011 caiu. Foi rejeitada pelo Plenário da Câmara dos Deputados em Sessão Deliberativa Extraordinária, ontem, 25 de junho de 2013. Faço questão de informar esse detalhe. No dia anterior, recebemos a notícia que a sessão para apreciação da PEC 37 seria adiada. Muitos então se acomodaram, com a sensação de que haveria mais tempo para explicar às pessoas o motivo para serem contra a PEC 37 e buscar mais apoiadores para a Petição.
Durante os últimos dias, como resultado do clamor público, vários Deputados que antes apoiavam a PEC 37 começaram a pedir a retirada de suas assinaturas da referida proposta. Eu mesma enviei e-mail a cada um dos 513 Deputados Federais solicitando que votassem contra a PEC 37/2011 Recebi resposta de alguns deles. A ação de enviar e-mail's aos Parlamentares é válida. Funciona. Fica evidenciado a eles que estamos acompanhando cada passo que dão no Congresso Nacional.
Porém, ontem, no início da noite, senti como se tivessem puxado o tapete debaixo dos meus pés. Recebi a notícia de que a PEC 37 seria votada ainda naquela noite. Cheguei a sentir-me traída. Era uma Sessão Extraordinária. O risco da PEC 37 ser aprovada era ainda grande, a despeito da vontade popular.
Qual não foi a minha surpresa ao final da Sessão Extraordinária! A PEC 37 caiu! Dos 513 Deputados Federais, 442 participaram da sessão. Destes, somente dois se abstiveram do voto e nove votaram a favor. Um que votou a favor é o Deputado Federal João Campos (PSDB/GO). Conheço o nobre Deputado e respeito o posicionamento dele, apesar de não concordar com seu ponto de vista sobre esse assunto. Ele sempre expressou seus argumentos em favor da tal proposta, o que me faz respeitá-lo mais ainda por manter seu discurso mesmo com os ventos terem mudado de direção. É um cristão verdadeiro, para quem o sim é sim e o não é não. Fico feliz de ver que os demais Deputados da bancada goiana votaram contra a PEC 37 Poucas vezes tenho tido orgulho dos representantes goianos no Congresso, tanto por considerarem a vontade do povo como por defenderem suas posições, mesmo que essas sejam contrárias aos anseios populares, sempre usando de argumentos lógicos, é claro.
Mas, a luta não para por aqui. Ela é permanente. Temos aprendido o caminho para fiscalizar o legislativo. E isso em qualquer instância. É nosso dever como cidadãos. É exercício de cidadania. É nosso legado às futuras gerações.
Clicando na imagem que encabeça esse post, você poderá acompanhar como foi a tramitação da PEC 37/2011 na Câmara dos Deputados. E na coluna da direita deste Blog, você poderá continuar a acompanhar o trâmite de outras propostas legislativas.
Aos legisladores, deixo a seguinte citação bíblica:
Isaías 10:01
Aos membros dos Ministérios Públicos um pedido: continuem sendo a voz e os olhos do povo brasileiro! Ajam com justiça e temor a Deus!
* Eu sou Ana Mônica Jaremenko, escritora (poeta e cronista), ativista política, blogueira, gestora de mídias sociais e corretora de imóveis. Administradora, dentre outros, do blog Simplesmente Fedora. Fedora é meu heterônimo para assuntos políticos.
Graça e paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário