Por Ana Mônica Jaremenko*
"Numa época de dissimulação,
falar a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell
George Orwell ¶5 jun. 1903 - †21 jan. 1950 |
Hoje, 25 de junho de 2016, George Orwell completaria 113 anos. Autor de 1984 e A Revolução dos Bichos.
Em A Revolução dos Bichos, qualquer semelhança com a realidade NÃO É mera coincidência. Recomendado para o público jovem, para os pais que não querem ver seus filhos envolvidos em movimentos revolucionários, principalmente os de origem socialista (comunista), sem que primeiro reflitam sobre as consequências de tal ato. Esta clássica fábula de George Orwell demonstra claramente como qualquer movimento revolucionário cria uma nova classe com privilégios ainda maiores do que os dos antigos poderosos, ou como diria Orwell, "mais iguais do que os outros".
A Revolução dos Bichos narra a história do fazendeiro Jones, um homem que explora e maltrata seus animais. Revoltados com seu proprietário, os animais se organizam e tomam posse das terras, passando a controlar o lugar e decretando uma série de novas regras. Os porcos, no entanto, logo se apropriam dos privilégios que antes beneficiavam os humanos.
Hoje, aqui no Brasil, temos que tomar cuidado, não só com os porcos, mas com as jararacas também!
* Eu sou Ana Mônica Jaremenko, escritora (poeta e cronista), ativista política, blogueira, gestora de mídias sociais e corretora de imóveis. Administradora, dentre outros, do blog Simplesmente Fedora. Fedora é meu heterônimo para assuntos políticos.
Graça e paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário