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segunda-feira, 20 de junho de 2016

Prova de concurso público em Goiânia é mais um caso de estupro coletivo*

Sandra Lima de Vasconcelos Ramos*

Como professora de Universidade Federal do Curso de Pedagogia, tendo sido por dez anos professora do Ensino Fundamental na rede municipal de Teresina (PI), por minha experiência docente de 35 anos, tendo vivido o privilégio de lecionar em TODOS os níveis, da pré-escola à pós-graduação, me sinto ENVERGONHADA com os rumos da Educação no Brasil!

O que me envergonha? A deslavada doutrinação ideológica que vem sendo implantada em nosso país. Uma tentativa escancarada e INCANSÁVEL de aliciar os brasileiros para redefinir conceitos e concepções tradicionais! Um verdadeiro estupro ideológico!

Ao ler as prova do Concurso Público da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, Profissional da Educação II, da Prefeitura de Goiânia, aplicada ontem (19/06/2016), fiquei estarrecida com algumas questões das provas! Questões de explícita doutrinação ideológica! Afinal, se eu não responder o que o GABARITO ideológico prevê, sou REPROVADO!

Estupro de nossas liberdades de pensamento e de consciência! Estupro de nossas concepções e valores! Não se trata de uma relação “consensual” em que eu me sinto LIVRE para aceitar ou repudiar esses novos conceitos. Trata-se de um ato de violência, em que eu, pra ser avaliado em um processo seletivo, sou OBRIGADO a responder conforme o gabarito desses ideólogos sem escrúpulos.

Para um melhor entendimento do objeto da minha indignação, comentarei algumas questões do Caderno de Língua Portuguesa, para Pedagogo (minha área de formação).

Logo no primeiro texto (figura 1) “Objetivo de princesas da Disney não é mais o casamento, revela estudo” encontramos a “ideologia de gênero” e sua tentativa de convencer a sociedade que o fato da Disney está reconduzindo sua abordagem sobre conceitos de família, casamento, papel da mulher, feminilidade e masculinidade estes devem ser aceitos pela sociedade como EVOLUÇÃO (o que na verdade é DOUTRINAÇÃO) e para dar o tom de respaldo científico, apresenta o texto de uma pesquisa tendenciosa, publicada em um site da internet que sequer informa suas fontes bibliográficas.

Figura 1

No texto abaixo (figura 2) podemos identificar a defesa da “Teoria Queer”, defendida pelos grupos LGBT, que afirma que nascemos sem gênero. Segundo essa teoria, o sexo biológico não é determinante, e que nós não nascemos Homem ou Mulher, mas, é a sociedade quem define o que somos. Essa teoria que se diz científica, convenientemente, renega os contributos das ciências naturais como a biologia ou a genética, por exemplo.

Figura 2

O Texto 3 (figura 3) “Teoria, ideologia e a urgente necessidade de pensar contra a má-fé” é acintoso! Difunde uma cultura de ódio pelos que eles chamam de “fundamentalistas” (leia-se cristãos!). O texto conclama à guerra contra os que pensam diferente, sem perguntar a sociedade se ACEITAMOS essa nova visão que está sendo IMPOSTA, inclusive pelos meios de seleção em concurso público! Uma atitude muito mais vergonhosa do que reprovar mulheres em entrevista de emprego simplesmente por serem mulheres! Trata-se de LEGITIMAR a seleção preconceituosa através de Concurso Público! Aonde vamos parar?

Figura 3

O próximo recorte (figura 4) fala por si mesmo. Quem está usando de MÁ FÉ, quem está se utilizando da máquina estatal, de um instrumento legítimo de entrada democrática no mercado de trabalho, para SELECIONAR quem pensa como eles e EXCLUIR aqueles que pensam de forma diferente, defensores dos valores tradicionais, do bom senso e da decência? Quem está usando de MÁ FÉ?

Figura 4

E as provas estão todas assim: impregnadas de doutrinação ideológica!

Povo goianiense, não permita esse estupro coletivo de suas liberdades de pensamento! Exija a ANULAÇÃO desse concurso. A guerra contra vocês que defendem a família tradicional e cristã foi declarada! Ergam-se contra essa massiva doutrinação ideológica! Devemos defender a educação brasileira desse crime contra a liberdade!


* Sandra Lima de Vasconcelos Ramos
é professora da Universidade Federal do Piauí,
psicopedagoga, mestre e doutoranda em educação.

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